O que é um lacete de assinante?



É denominada lacete local a conexão que se estabelece entre a central telefônica e a residência onde a linha será utilizada. Para entender melhor, o lacete local é um conjunto de cabos que fica entre os dois extremos mencionados antes, com a finalidade de chegar às casas ou empresas uma conexão de qualquer tipo. É importante esclarecer que o lacete local não tem que partir necessariamente de uma central telefônica, pois também pode ser proveniente de um concentrador remoto.
Dizemos que os lacetes locais são capazes de levar qualquer tipo de conexão porque foram criados para transferir informação mediante o uso de diversas tecnologias, tais como ISDN, ADSL, HDSL, SDSL, VDSL.
Insistindo nessa questão da utilização de múltiplas tecnologias, também existe o lacete local sem fios (wireless) no qual o último trecho, que geralmente é um conjunto de cabos, será feito mediante a implementação de uma conexão via rádio.
Outra maneira habitualmente utilizada para denominar o lacete local é “última milha” porque em geral é o comprimento máximo que o entrançado de cobre alcança, ou seja, o conjunto de fios, que vai da central telefônica até o lugar onde estiver o assinante.
Definitivamente este último nodo, o lacete local, será o último elo da cadeia que nos proporcionará a conexão à Internet para além do serviço telefônico, chegando às nossas casas na forma de cabo ou via conexão radial.

Um comentário em “O que é um lacete de assinante?”

  1. Pago 100Mb recebo no maximo 20%. Voce liga faz uma serie de procedimentos e depois nada muda.
    Sinceramente, vou ter que buscar suporte no judiciário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *